Dia do Fotografo ou Dia Nacional da Fotografia.



Hoje é o dia Nacional da Fotografia êÊêê kk E eu não podia deixar isso passar em branco obvio!
Então comecemos pelo começo. A fotografia foi criada só Deus sabe quando na antiguidade e não se pode dizer ao certo quem foi o criador maaas a considerada fotografia foi conseguida através da (linda) câmara escura (descrita por Giovani Baptista Della Porta em 1558) e precisou de 8 horas de exposição solar pra ser feita, ela foi conseguida pelo francês Joseph Nicéphore Nièpce em 1825. Mas com o passar do tempo um outro francês chamado Daguerre reduziu essas horas a minutos e desde sempre vem sofrendo novas mudanças que nos fazem hoje ter tanta facilidade e acesso às fotografias que são o amor de muita gente, como eu. 
Mas, pra que serve a fotografia? Basicamente guardar momentos, mas faço minhas as palavras da Lívia Fernandes do Atelliê Fotografia quando ela diz " Fotografia pode servir para comunicar mensagens, pode não servir para nada, pode servir para expressar emoções, para contar histórias, para — com o perdão do clichê — eternizar momentos."

E como eu sou apaixonada por projetos fotográficos, nesse dia fotográfico tão especial, vou compartilhar uns muito lindos que eu achei recentemente (ou não tão recentes assim) e fotógrafos ou não que tem fotos lindas.



1. Cidades Iluminadas

 
 Do fotógrafo Thierry Cohen que viajou por várias cidades do mundo, fotografou lugares famosos e através de montagem conseguiu demonstrar como seriam as cidades se não houvesse energia elétrica e tudo fosse "à luz das estrelas". Eu particularmente estou loucamente apaixonada por isso, de verdade! 



2. Os duplos de François Brunelle


 Do fotógrafo François Brunelle, que estuda o rosto humano desde 1968 e decidiu fotografar pessoas que não se conhecem nem tem algum grau de parentesco mas se parecem (cabulosamente). Com esse projeto ele pretende fazer 200 retratos dos ''duplos'' ao redor do mundo, depois fazer uma exposição e colocar tudo num livro. O mais legal é que com essa procura por duplos ele já ajudou a encontrar irmãos de verdade que nem sabiam e nem se conheciam, incrível né?

3. Startrails
 

Do fotógrafo Lincoln Harrison que captura o caminho das estrelas pelo céu. Ele registra "fogos de artifícios naturais pelo céu à noite, auxiliado pelo movimento de rotação da Terra e pelo tempo, que são invisíveis a olho nu.

Parte "Estilo de fotógrafos"

4. Melina Sousa


Ela tem um blog, gosta de fotografar sua vida e sonhos, não é fotógrafa profissionalmente mas é amante da fotografia e faz fotos lindas. Ela fez o projeto "365 dias" e foi aí que me apaixonei pelas fotos dela.




5. Doce Deleite
 Eles são um casal especializados em fotografia infantil que decidiram se dedicar a registrar momentos da infância quando seu primeiro filho morreu e não tiveram nem uma lembrança pra guardar do rosto dele :/ Mas hoje eles tem dois filhos lindos (Gael meu) e fazem um trabalho maravilhoso.



Créditos: Os artigos que li sobre a origem da fotografia vieram da Universia, Atelliê Fotografia e também dos meus próprios conhecimentos (fiz um curso de Fotografia na parte química na escola ano passado e vi bastante história e química da fotografia então tenho uma noçãozinha)
Créditos ainda maiores pelos projetos fotográficos incríveis que eu sempre acho no site ZUPI e você pode ver cada um deles completo clicando no nome do projeto lá em cima!

E por hoje é só, espero que tenham gostado. Como sempre, meu atraso básico mas eu tentei! 
Muitos beijos, Lua

Comentários