O Valor da Honra



O Valor da Honra - 2 Reis 4:8-10

Vivemos numa geração sem honra. Mas, vamos entender o que significa honra. A palavra honra deriva-se da palavra peso. Mas não qualquer peso, peso do ouro! Ter honra é como ter ouro! Honrar é valorização, respeitar, dar o devido valor, reconhecer algo como precioso, valioso. No episódio da mulher sunamita, notamos o sentido da honra. Primeiro ela RECONHECE que Eliseu era um homem de Deus. Depois ela INVESTE na vida de Eliseu, fazendo um quarto de descanso naquela cidade. Portanto, honra é o reconhecimento do que alguém é mais o investimento que eu faço na vida dessa pessoa. Mas, a quem devemos honrar?

Honrar aos pais (Êxodo 20:12)
Deus nos promete longevidade, prosperidade e fecundidade através da honra aos nossos pais, por outro lado, a desonra aos pais traz maldição sobre nossas vidas (Deuteronômio 27:16).

Honrar a esposa e marido (1 Pedro 3:7; Efésios 5:33)
A mulher deve honra ao marido. Isso não é machismo foi Deus quem criou! Mas o marido também deve honrar a esposa. (part. Lua: E o marido honra a esposa a amando como Cristo amou a igreja, que deu a sua vida por ela. ok. ok.)

Honrar aos líderes sociais - professores, chefes, gerentes (1 Timóteo 6:1)
Muitos patrões não crentes podem ver a evidência do verdadeiro cristianismo em seus empregados, não porque pregam, mas porque exibem o caráter de Cristo em situações difíceis e em sua ética de trabalho.

Honrar as autoridades civis (1 Pedro 2:17)
A nós é ordenado orar e honrar pelos nossos líderes civis (políticos, juízes, policiais). Quando o povo de Deus honrar seus líderes e autoridades civis, orar por eles e andar em obediência à Palavra, veremos grandes derramamentos do Espírito de Deus nos nossos bairros, cidades e nações (Atos 12.24).

Honrar os líderes espirituais - discipulador, pastor, líder de ministério (1 Timóteo 5:17)
Honrar os nossos líderes espirituais é um princípio bíblico que jamais pode ser esquecido. Devemos honrar aqueles que investem do seu relacionamento com Deus para nos transmitir a vida do próprio Deus. O que os nossos líderes nos fornecem (intimidade com Deus) não tem preço.

Conclusão
Honra não é algo para ser estudado e debatido. A honra é para ser praticada e experimentada. A honra atrai o favor de Deus, a bênção de Deus em todos os níveis dos nossos relacionamentos. Honrar pai e mãe, esposa, filhos, família, honrar as autoridades em nossa sociedade, honrar os nossos empregadores, honrar os nossos pastores e líderes espirituais, nos faz muito bem e agrada a Deus. Honre sempre!
#MaisQuePalavrasAtos

Pr André Oliveira

Recebi essa palavra de uma irmã maravilhosa da igreja e que isso fale com cada um aqui ♥

Comentários