Projeto Fotográfico "A batalha que não escolhemos"


Esse é com certeza o mais forte e verdadeiro projeto fotográfico que eu já vi. Esse projeto é de Ângelo Merendino, que fotografou a história da sua esposa Jennifer contra o câncer até a morte. Ele conta toda história de amor dos dois desde que se conheceram, como ele estava nervoso quando disse a ela que estava apaixonado e ela respondeu "eu também", quando ele voou para Nova York com 'um anel de noivado queimando um buraco' no bolso dele, como ele se ajoelhou no restaurante italiano preferido e a pediu em casamento e ela aceitou. Em menos de um ano depois disso eles se casaram no Central Park e dançaram a primeira música como marido e mulher.. Mas em cinco meses depois do casamento Jen foi diagnosticada com câncer de mama
'Cinco meses depois, Jen foi diagnosticada com câncer de mama. Lembro-me do momento exato ... A voz de Jen ea sensação de dormência que me envolveu. Esse sentimento nunca deixou. Eu também nunca vou esquecer como nós olhamos nos olhos uns dos outros e se deram as mãos uns dos outros. "Estamos juntos, vamos ficar bem." '

Então Angelo decidiu fotografar o cotidiano de sua esposa e a luta pela vida de Jen que durou 4 anos até levá-la à morte.


"As minhas fotografias mostram esta vida diária. Eles humanizar o rosto de câncer, no rosto da minha esposa. Eles mostram o desafio, dificuldade, medo, tristeza e solidão que nós enfrentamos, que Jennifer enfrentou, como ela lutou contra esta doença. O mais importante de tudo, mostrar o nosso amor. Estas fotografias não nos definem, mas eles são nós."
Angelo Merendino

Esse projeto me fez ver tantas coisas... o amor, a sinceridade, a dor, a vida. O câncer tem roubado tantas vidas e nós não podemos fazer nada, assim como muitas outras doenças, mas o que eu quero mostrar e dizer com esse projeto é que "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque na verdade não há", temos a mania de super valorizar tantas coisas que perdemos a essência, o amor, a sensibilidade da vida e quando vemos a vida já passou. Admiro muito a iniciativa do Ângelo por ter registrado cada momento de dor, tristeza, alegria e amor da sua vida e da vida da sua esposa, por tê-la amado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que a morte os separasse. Ele soube amar e valorizar cada instante da vida dele e da Jen porque ele percebeu que a vida é rara. "Tudo que precisamos é amor!" E viver, viver de verdade. Aproveitar cada momento, cada pessoa, cada dia, cada céu, cada chuva, cada abraço, cada olhar, cada sonho, isso é viver de verdade.

Achei uma matéria que falava sobre eles no Mistura Urbana e você pode ver todas as fotos, a história completa deles contada pelo Ângelo e tantas outras coisas aqui no site dele "The Battle We Didn't Choose my wife's fight with breast cancer"

Quero lembrar que todos nós estamos expostos não só ao câncer, mas a todas as doenças desse mundo (porque no mundo tereis aflições não é verdade?!) e que nós podemos compartilhar a vida, tanto em vida enquanto temos saúde - doando sangue -, quanto depois da vida - doando órgãos -. É só querer. Você pode não saber, mas você pode salvar vidas assim e com certeza na sua cidade tem um hemocentro pronto pra receber um pouco do seu sangue que pode salvar a vida de alguém. E parar doar órgãos é só falar, eu não acredito que você vai querer levar tudo que você tem aí dentro se recusando a salvar a vida de quem ainda tem a chance de viver mais! Eu serei doadora de órgãos, minha família também, assim que puder doarei sangue e pretendo fazer isso sempre. - Isso é amor, é amar ao próximo como a ti mesmo!


Com amor, Lua






Comentários

Postar um comentário