A sustentável leveza de estar em Cristo



“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30)

Você já usou uma mochila bem pesada durante um tempo, mas você estava tão distraído que só percebeu o peso dela quando a tirou e suas costas estavam doloridas? Isso era muito comum comigo na escola. Já estava tão acostumada que, às vezes, só percebia quantas coisas carregava quando alguém me chamava a atenção para isso. E você, quantos pesos carrega nas costas? Já parou para notar os fardos desnecessários que tem colocado em sua mochila?
Em meio às obrigações desse sistema que nos faz querer ter coisas para nos sentirmos alguém, ter agendas lotadas para nos sentirmos úteis, estarmos bem sucedidos para sermos felizes, esquecemo-nos da alegria que a simplicidade nos oferece. A pressa apaga das nossas memórias a beleza de olhar para o céu e ver como o dia está bonito, comer tranquilamente enquanto se conversa com a família, parar um pouco e escutar um amigo, para conversar, para sorrir. Quando foi a última vez que você sentiu vontade de cantar e dançar ao ouvir uma música? Ou que você ficou minutos com crises de riso? Ou apenas deu abraço longo e apertado nas pessoas que você ama? Nossos ouvidos estão tampados com a dureza e o cinza das construções das cidades, da rotina, das obrigações. Nossos braços estão atados com as preocupações desse mundo, com coisas imediatas e efêmeras. Quanto peso inútil temos colocado em nossas mochilas, a ponto de nos atrapalhar em nossa caminhada?
És a vida experimentada. Luz que clareia os dias maus.
Sei que vida não é fácil, mas em Cristo, ela deve ser leve. Apesar dos problemas, podemos (e devemos) ser alegres. Devemos seguir o exemplo de Cristo (a fonte incessante de plenitude de vida) em relação às preocupações diárias: cabe a cada dia o seu próprio mal. Quando entendemos que Deus cuida de nós e para ele somos mais importantes do que os lírios dos campos e as aves do céu podemos encontrar descanso, pois Ele cuida de nós. Um peso é tirado das costas e podemos viver levemente, como a vida cristã deve ser. Deus nos dá a cada dia muitos motivos para sermos gratos e isso deve ser suficiente, para que mesmo em meios as dificuldades, vivamos de maneira agradável, suave e feliz.
Uma vida leve não quer dizer descompromissada, mas sim uma responsabilidade equilibrada, sabendo o que você deve fazer e o que você deve entregar a Deus, pois Ele é quem tem todo o poder, Ele é quem faz, Ele é que é soberano.
Como o apóstolo Paulo diz em Filipenses 4:11b-13, devemos aprender a viver contente em toda e qualquer situação. Qual segredo dele? Ter a convicção cravada em seu coração de que com a força que Cristo lhe dava, ele poderia enfrentar qualquer situação, seja a necessidade, seja a fartura, seja doença, seja saúde. Com isso, uma alegria e uma confiança inabalável preenchia o seu coração.
A vida é assim, alguns dias são bons, outros nem tanto, outros dias queremos apenas que acabem logo. Não é só porque você é cristão que Deus fará tudo cooperar para que nada de ruim te aconteça. Na verdade, tudo o que Ele permite que te aconteça é para forjar em você um caráter mais parecido com o Dele. Mais alegre, mais constante, mais generoso, mais bondoso e misericordioso, mesmo diante da dor ou angústia. Somos mais empáticos com as pessoas quando conhecemos sua dor. Cristo passou pelas mesmas coisas que nós passamos para nos mostrar que é possível depender totalmente de Deus e assim encontrar beleza na vida, cor, alegria e amor.
Não permita que as situações cotidianas engessem seu coração, mas permita que eles sejam para você um instrumento de transformação e resgate essa humanidade que sorri, que chora, que ama, que estende a mão, que sente e aprende. Que hoje você dê uma boa vasculhada no que anda carregando e jogue para longe todo julgo que não foi Cristo quem colocou. Que fique guardado apenas o que for importante: o amor, a alegria, a benignidade, a esperança e tudo o que vem Daquele que nos sustenta e nos mantém. Isso vale a pena!
Texto escrito pela Aline Lacerda no Minha Vida Cristã
Quero agradecer à Cecilia por ter me mandado esse texto, porque sei que foi resposta de Deus pra tudo que eu orei e passei e até falei aleatoriamente nos últimos dias. (Obrigada Ceci, sua linda♥)
No post original a escritora deixa a música a seguir para complementar o texto e deixar o nosso dia mais feliz, mas eu lembrei de outras também que quero deixar pra vocês.
Nume - Casa Nova
"És a vida experimentada a luz que clareia o dias maus a casa nova onde vou morarEstou aqui, mas daqui não sou, sou viajante pra onde vou lá tem morada lareira e cobertorA jornada é longa mas vou chegar e no final vou descansar ser feliz e agora eu tenho um lar"

Quarteto Vox - Acalme meus passos
"Em meio as confusões do dia a diaDá me tua paz e a tranquilidade das montanhasEnsina me a arte de te amarMe ajuda a compreender o teu poderPra que eu possa perceberTua grandeza em meu viverEu quero me calar pra escutarA tua doce voz a me inspirarPra que eu possa ser instrumento em tuas mãos"

Simonami - Jóia pra alegria
"Eu li no jornal que solidão faz mal, solidão faz mal
Levando a vida com a barriga,
Não vai te fazer viver, tudo o que um dia você queria,
Mas por medo esqueceu o porque"

Simonami - Não mais

Eu não sei exatamente quando
As coisas começaram a mudar em mimOu partir de que momento minhas decisões se solidificaramMas é só um doravante do fimÉ a primeira vez em muito tempoQue eu não me sinto confusa ou apreensiva
Vejo as coisas em tons mais claros e divididos
Dormi tanto durante o dia
Que agora estou tão lúcida que nem meu olhos ardem mais
Não mais não mais
Saindo do forno quente e fresco
Ficando de fora esfriando por dentro
Endurecendo a ideia
Apodrecendo coisa séria
Eu nunca fui certa e nem sei se pretendo ser
Eu assisto minha vida sentada no meio fio esperando o sol me aquecer
Me aquecer
Meus olhos dão voltar no próprio eixo
E não são da cor que eu quero
Não mais, não mais

Não posso dizer que estou calma mas o meu sangue corre lento
Já faz algum tempo que eu pareço biscoito caseiro
A mão que escreve esta suja você pode ver



Espero que esse texto lindo e as músicas tenham ajudado em algo.
Que Deus abençoe vocês.
Com amor, Lua.

Comentários

Postar um comentário