Não tenha pressa


A vida acontece no tempo presente. Viver o aqui e agora é aproveitar cada oportunidade como se fosse única. Na verdade é exclusiva. Aproveitando a chance de hoje eu faço surgir novas chances amanhã. Viver no presente torna a vida leve, alegre e plena. Mesmo quando enfrenta dificuldades, crises e sofrimento você pode suportar qualquer situação, simplesmente estando no momento presente, reconhecendo o que se apresenta e escolhendo sua atitude diante das circunstâncias.
O presente permite desfrutar o que foi construído no passado e traz ao mesmo tempo a responsabilidade de continuar construindo o futuro. É aqui e agora que você pode abrir as portas da oportunidade e transformar seus sonhos em realidade.Ainda existem homens e mulheres que vivem apegados ao passado, na ilusão, mantendo-se prisioneiros de si próprios. Sentem angústia, pois a referência do que era bom ficou para trás, deixando de perceber as possibilidades do momento atual. Ao liberar o passado, você recupera a energia que estava aprisionada e torna-se disponível para você. A energia redirecionada para o presente poderá ser mais bem aproveitada, inclusive na construção de novas realizações. Já o medo do futuro faz com que você antecipe o que não deseja que aconteça, em vez de se ocupar com a vida que deseja viver. A leveza, a plenitude e a alegria são resultados de vários fatores em equilíbrio. Há momentos em que é preciso esperar, em outros avançar, mas para ter a resposta correta do que fazer a atenção no presente é essencial.

Não tenho pressa. Pressa de quê?Não têm pressa o sol e a lua: estão certos.Ter pressa é crer que a gente passa adiante das pernas,Ou que, dando um pulo, salta por cima da sombra.Não; não sei ter pressa.Se estendo o braço, chego exactamente aonde o meu braço chega -Nem um centímetro mais longe.Toco só onde toco, não aonde penso.Só me posso sentar aonde estou.E isto faz rir como todas as verdades absolutamente verdadeiras,Mas o que faz rir a valer é que nós pensamos sempre noutra coisa,E vivemos vadios da nossa realidade.E estamos sempre fora dela porque estamos aqui.
Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"Heterónimo de Fernando Pessoa

Post do blog Coisas Fúteis.

Comentários