Você não precisa dizer sim para tudo


Que alívio descobrir isso que parece tão simples para algumas pessoas e para mim tinha um peso enorme em não ajudar todo mundo fazendo tudo e mais um pouco. Não estou dizendo que vou parar de ajudar as pessoas com o que eu puder, muito pelo contrário, eu devo dar sempre o meu melhor, mas não significa dizer sim para tudo nem fazer tudo o que os outros querem só porque eles querem.

Existe uma diferença enorme entre ser uma pessoa boa e uma pessoa "boazinha", você pode ser uma sem ser a outra. A pessoa boa faz o bem, dá o seu melhor, mas sabe dosar as coisas para que não saiam do limite, já a boazinha é aquela que todo mundo sabe que vai fazer tudo, acaba sendo sempre um estepe e se priva de viver por causa do desejo alheio.
Eu nem sei contar quantas vezes fiz isso na vida, achar que fazer tudo pelos outros deixaria todo mundo feliz, mas acabava dizendo sim para eles e não pra mim, não para o que me deixava feliz e sendo a 'zinha' que dá suporte para os outros sem ter quem faça o mesmo ou algo parecido por mim, eu já dava conta dos problemas de todos, porque não ia dar conta dos meus também não é?

Não estou pregando o egoísmo, bem longe disso, mas quero que as pessoas que vivem só para os outros e se esquecem de cuidar de si (como eu fiz tanto) se lembrem que a primeira pessoa que elas tem que cuidar na vida são elas mesmas. Você consegue viver sem qualquer pessoa no mundo, mas não sem você.
Se você estiver infeliz, desgastado ou doente não vai conseguir fazer nada de bom para os outros, que nós devemos sim ajudar e dar o nosso melhor, mas sabendo dosar.

Uma palavra foi ministrada ao meu coração de forma muito forte esse mês de fevereiro sobre a parábola das 10 virgens que fica em Mateus 25: 1-13.
Todas elas eram pessoas nas mesmas condições e cumprindo o mesmo papel, mas 5 se prepararam e as outras 5 preferiram deixar para depois. Em um dado momento (no versículo 8) as que não se prepararam pediram o oléo das outras para que elas pudessem fazer o dever delas (que era iluminar o caminho do noivo com as lamparinas), mas as que se prepararam não exitaram em dizer não e mandar que elas fossem atrás do que já era para elas terem feito sozinhas.
No final da história as que se prepararam cumpriram a missão e entraram para a festa, mas as insensatas chegaram tarde demais e o noivo nem abriu a porta para elas.

O que eu quero dizer também com isso,
Uma coisa é alguém precisar de ajuda e você ajudar a pessoa mostrando o caminho, orando e fazendo o que você pode para ajudar, mas outra coisa totalmente diferente é carregar as pessoas que sabem o que tem que fazer, mas deixam para depois. Você não precisa carregar ninguém nas costas, nem dar o seu óleo que você reservou com carinho e se preparou porque alguém que não tem compromisso te pede na hora do aperto confiando que você sempre vai dar o que é seu pra livrar o dele. É preciso saber diferenciar e dosar isso também.

Termino este post com o versículo 13 do capítulo que diz assim: "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!"

Isso não se trata apenas de coisas relacionadas à Deus e à igreja, mas sobre tudo na vida, no trabalho, na faculdade/escola, nas amizades, dentro da sua casa.
Deus dá oportunidades para cada um de nós e é preciso que aproveitemos e não cedamos a tudo pelas outras pessoas e nem nos apoiemos na ideia de que o outro que tem como ajudar vai fazer isso na hora que a gente quiser.

Espero que essa mensagem tenha um impacto na vida de vocês assim como teve na minha.
Espero também que tenha gostado, eu vou estar sempre escrevendo assim novamente aqui.

Com muito amor, Lua.

Comentários

Postar um comentário