Não acredite que o amor é ingrato

Não acredite que o amor é ingrato. Não é porque não deu certo certa vez que você se tornou totalmente refém dos amores fadados ao fracasso. Isso é tão quinze anos.
Não é segredo dizer, mas para que comecemos uma nova fase em nossa vida precisamos abandonar as outras. Amadurecer significa não cometer os mesmos erros do passado. É por isso que devemos olhar para o que já passou e assumir que as nem todas as histórias se repetem.
As pessoas fracassam com a gente – às vezes mais que uma vez seguida – brincam com a nossa confiança, com nossos sentimentos e somos levados a pensar que isso é cíclico em nossa vida amorosa. Não somos reféns de nenhum círculo vicioso. Isso é bobagem anti-romântica que implantaram em nossas cabeças.
Eu sei que embora pareça um conselho muito fácil de dar, aprender a deixar o passado para trás e seguir em frente como se nada tivesse acontecido é muito complicado.
Não é que o amor seja cruel com as pessoas enquanto com outras não, é que algumas preferem deixar tudo que ficou e seguir em frente sem pensar no ontem, enquanto outras preferem continuar com comparações desiguais, fazendo paralelos entre os amores anteriores e os que ainda nem começaram. Isso é um defeito mais frequente em nós.
No amor podemos sempre tirar uma lição.
Lembre-se que o amor é para hoje e que a vida acontece daqui para a frente e não há espaço para continuar nessa bobeira que passou. Não é mais possível viver o que passou, não é justo consigo mesmo fica amarrado no passado lamentando. É preciso andar adiante e continuar. O passado nos empurra para o medos ou inseguranças quando não aprendemos a olhar para ele como algo que não é mais nossa realidade atual.
É comum encontrar pessoas que ao falar de amor tem a sensação de um fracasso eterno porque acreditam que os erros do passado, sejam seus ou de outras pessoas, devem permanecer com a gente. Também há muita gente que se acorrenta ao que passou.
Por outro lado, muitos se sustentam a um momento que foi bom e não conseguem ir adiante porque tem medo de jamais viver algo parecido e por conta disso, escolhem se fechar para novas alegrias e oportunidades. Isso também acontece muito.
É claro que não podemos deixar de recordar-se de momentos da nossa história, eles são parte daquilo que somos, e todas as nossas experiências são importantes, mas simplesmente concordar e aceitar que tudo é ruim não é o melhor caminho. Tomar a decisão de prosseguir é o que nos torna mais prontas para o que ainda virá.
 Não podemos ficar por muitos anos vivendo sem amadurecer os nossos sentimentos, sem levar em consideração que estamos em constante crescimento, que precisamos mudar, transformar, e continuar buscando o que escolhemos viver. Estagnar é uma escolha muito ruim no amor.
O passado é um professor que dá lições e vai embora quando estamos prontos para andar com nossas próprias pernas.

Texto do Casal do Blog
Foto: Luana Farias.

Comentários