Como se vestir bem mesmo com o orçamento apertado


O orçamento de todo mundo anda meio apertado, o país tá em crise e as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o consumo (posso ouvir o amém? haha tem que ter fé pra isso!), mas a grande questão é, como se vestir bem, e com estilo mesmo tendo um orçamento não tão abastado assim?
 Isso é possível e você vai ver comigo algumas dicas pra isso acontecer na sua vida!!

1. Você não precisa ter tudo!
 Isso mesmo, você não precisa de tudo. Você provavelmente tem roupa demais, ou o suficiente para viver, mas vive em dúvida na hora de sair pensando que não tem roupa e que está precisando daquela "brusinha" que tá todo mundo usando. Deixa eu te falar, você não precisa dela!

Desculpa.

Muitas vezes a gente acaba comprando coisas só porque estão de promoção, porque é tendência ou porque teve aquela ocasião que precisou de uma roupa nova, e acaba não usando depois, quando vemos tem um amontoado de roupa que a gente não usa, e por isso ficamos presas no "eu não tenho nada para vestir", e como lidar com isso?

2. Procure novas combinações com peças suas


Quem me segue no insta (@Luacostaf) viu que eu fiz um desafio de 30 looks, que dá uma espécie de tema para cada dia do mês. É um bom exercício para que a gente use a criatividade e inove na forma de se vestir com as roupas que a gente tem em casa. Esses são exemplos de look com a mesma calça que fiz no desafio.

Uma outra dica é procurar  inspirações no pinterest com coisas que você tem, por exemplo, eu tenho um tênis azul que acho super difícil usar sem ficar muito óbvio, e colocando no pinterest "looks com tênis azul" eu tenho mil referencias de como posso usar, e visualizando com certeza vou lembrar na hora de me vestir.

Exemplo: inspiração "vestido com tênis azul" e resultado inspirado.

3. Personalize!
Quando eu era mais nova isso era uma prática contínua, uma vez preguei pérolas num suéter de lã antigo que ficou irreconhecível, todo mundo perguntava de onde era quando eu o usava. Dá para aplicar tachinhas, fazer colagens como da jaqueta na foto, cortar as mangas, tirar a barra, desfiar, e mais um milhão de formas de transformar!!

Consertar também é válido, tem muita peça que a gente deixa quietinha no guarda-roupa por anos e não usa porque precisa de um reparo, que custa pouco e já trás uma peça para a ativa!

4. Use cinto!
Isso mesmo, use cinto! Eu descobri recentemente o quanto ele pode mudar a cara das produções (depois de emagrecer 7kg o jeito foi usar, e acabei me apaixonando!), ele marca bem a cintura e pode mudar tudo. Ele pode ser o ponto diferente do negócio, numa produção toda preta por exemplo, um cinto colorido ou com aplicações, pode deixar o look mais vintage, mais ousado e até mais elegante. É um item muito antigo, mas que continua sempre agregando e servindo, tem coisa melhor?

5. Organize o armário!
 
Não estou falando para você colocar tudo milimetricamente organizado, mas se você quiser, tudo bem, O negócio é que muitas vezes a gente não consegue visualizar o que tem e acaba esquecendo das peças. Colocar de forma que você veja e encontre tudo ajuda muito.

Eu sou um pouco estranha pra isso, mas crio sistemas de organização, deixo de um lado as roupas de ficar em casa, de outro as do dia a dia e em outro lugar ou compartimento as de sair mais arrumada (tipo roupa de festa e de culto de domingo haha, brincs.), se possível coloco em ordem  de cor, porque dependendo do meu humor eu sei que quero peças mais coloridas ou mais fechadas, e como eu já vejo onde tá aquilo, não perco tempo procurando.

Eu também separo roupa por estação, tá que morando no nordeste isso fica um pouco limitado porque é sempre verão haha. Aqui no Recife é impossível usar roupa de frio no final do ano, então deixo as roupas leves expostas e deixo as mais quentes para usar no meio do ano, que é quando as temperaturas ficam mais amenas, não frio, isso nunca faz, mas faz um ventinho digno de um cardigã as vezes e eu uso bem mais calça jeans nessa época. E tem as roupas de viagem, eu as guardo numa caixa ou mala e só as tiro quando vou viajar, elas não ocupam o espaço no armário e não tiram a minha atenção quando preciso me vestir normalmente

6. Não compre tudo, mas compre com atenção.

A primeira coisa que eu digo quando alguém vai comprar algo, ou para mim mesma quando estou prestes a comprar algo é "eu gosto disso ou é só porque todo mundo está usando?". A gente tem uma cultura de consumo baseado em tendências, aquilo que está em alta na estação é obrigatório, mas lembra que a sua mãe dizia que você não era todo mundo?

Ela não estava brincando!

Quando a gente compra algo só porque temos visto muito acabamos nos arrependendo depois, seja por usar apenas uma vez e depois abandonarmos no guarda-roupas ou por não ficar tão bom quanto achamos que ficaria. Tipo a moda agora de todo mundo usar calça larga no meio da canela, se a pessoa segura o estilo, massa, mas quando você percebe que aquilo não te favorece percebe que o dinheiro foi jogado fora. O lance é descobrir o que a gente realmente gosta e que nos favorece. Ai entra o famoso "autoconhecimento", faz uma diferença enorme!

Na hora de comprar você pode procurar os outlets, que vendem roupas de marca com desconto, ou então os meu amados Brechós! Eu adoro brechó, quando morava em Brasília praticamente só comprava roupa no brechó da Glória no centro da Ceilândia (e viciei minhas amigas nele também, a Ka e Barbara estão de prova haha), inclusive se você é de Brasília essas minhas duas amigas tem brechó agora!!!
O brechó da Karen é online, o @karensbrecho
 O da Barbara você pode saber mais no insta dela também @BrechóFridaVeste
Toda vez que uso essa jaqueta as pessoas ficam doidas perguntando, ela custou R$25,00 e foi a Ka que me deu uma vez que fomos no brechó da Glória haha

Comentários