Eu não sou boa com objetivos

Sabe aquelas pessoas que sonham em viajar o mundo, fazer faculdade, ter um emprego legal,  uma carreira, falar vários idiomas, aprender algum esporte, encontrar o amor, construir uma família e por ai vai? Eu sou uma delas.

Quando era mais nova pensava que conseguiria conquistar o mundo, a minha mãe tinha certeza que eu conseguiria. O negócio é que o tempo parece estar passando rápido demais, e dos meus 17 anos onde minha única preocupação era decidir que curso fazer da faculdade pulei para o mundo adulto e imagina só, nem a faculdade consegui escolher.

Eu continuo sonhando em fazer a faculdade, mas não consigo imaginar qual profissão escolher para possivelmente passar a vida inteira nisso, porque simplesmente me assusta. Eu tenho que escolher algo pra passar a vida inteira fazendo? E se eu descobrir lá na frente que eu nem queria isso? Como daquela vez que eu jurei que publicidade era a minha cara, mas no meio do terceiro semestre me dei conta que não tinha nada a ver comigo? Ou daquela vez que comecei a juntar dinheiro pra fazer uma viagem para fora do país, mas não consegui nem escolher o lugar?..

O problema, é que eu ando entre os milhões de sonhos de uma vez e o zero sonhos por olhar para a realidade que assusta. Inclusive, isso me desperta uma ansiedade que não gosto nem de pensar..

Dia desses conversando com uma amiga super decidida e sensata ela deixou escapar um ".. qual é o problema de não fazer faculdade nesse momento? ...Se não der certo a profissão você muda, não precisa ser definitivo". Foi um tapa na minha cara. Quer dizer que eu não vou morrer se eu mudar de curso de novo ou se eu mudar de profissão um dia porque cansei daquilo? Pensei dias e dias sobre isso (e continuo pensando), era denso demais para eu engolir tão fácil.

O tema faculdade não foi resolvido ainda, o trabalho também não, porque provavelmente depende do primeiro, eu ainda não sei qual país quero visitar primeiro, não sei se quero ter uma TV em casa, nem quando vou ter um filho, mas decidi mudar uma coisa, parei de focar no que eu quero, porque eu quero muita coisa, e comecei a focar no que eu não quero.

Eu sei, isso parece insano, mas eu explico.

Eu não quero fazer um curso só porque dá dinheiro, porque eu sou dessas pessoas que pensa no propósito de vida, mas não quero também viver no conta-gotas vendendo o almoço para comprar a janta, não quero ter uma TV só porque todo mundo tem, não quero passar pela vida das pessoas sem que algo nelas seja mudado, não quero desistir de viajar porque não tenho dinheiro agora, e não quero ficar só reclamando de não ter as coisas.

Assim, tenho automaticamente um rumo pra seguir, posso ver algo que me identifico em função e propósito, posso tratar as pessoas com empatia e decidir agir com amor, mesmo que isso seja muito difícil no dia a dia, posso começar uma poupança ou que seja um cofrinho para viajar (eu já consegui fazer uma tatuagem juntando moedas mano, eu consigo), posso escolher um lugar mais perto, na América Latina mesmo e que tenha uma valorização boa do real pra eu chegar me sentindo ryka. Eu sei que é muito mais interessante pra mim comprar uma mesa para receber visitas na minha casa do que ter uma TV que eu nem sei se vou usar.

E o mais importante de todos, posso escolher, decidir pelo contentamento. Não me conformar com o que eu tenho agora e ficar nisso, sem sonhar ou me mover para que coisas novas aconteçam, mas amar cada coisa do que eu tenho e olhar para trás com orgulho da caminhada.

Isso não é fácil, mas já é um objetivo que faz com que eu me supere dia após dia.
Qual é o seu objetivo?

Lua.

Comentários